Este blog contêm comentários sobre as aulas de dança com os alunos da Educação Infantil II, a partir das experiências do estágio supervisonado do curso de graduação de Educação Física da ESFA.

domingo, 4 de dezembro de 2011

RELATÓRIOS DE INTERVENÇÃO, podendo conhecer tudoo que aconteceu no estágio, o que deu e o que não deu certo.

Relatório de Intervenção
1ª aula dia 30 de setembro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (A)                           Horário: 12:30 às 13:30
Professor: Maria Constância Damacena
Cheguei à escola as 12:00 e fiquei esperando na salas dos professores, aguardando o sinal para a aula começar. Pude perceber como os olhares dos alunos eram curiosos. Esperei a professora chegar e chamei ela e disse que estava aguardando a presença da mesma. Logo após aos 5 minutos que a professora tinha chegado, o sinal bateu para irmos para a sala de aula. Ao chegar na sala de aula fui apresentada pela professora mais uma vez, desde que, eu sempre estou presente na escola para outras atividades, então a professora me apresentou oficialmente como uma estagiária.
A professora me deixou a vontade para conversar com a turma e explicá-los como será desenvolvido o processo das aulas. Foi esplendido este momento não se ouviu um murmurinho se quer, mas assim que acabei de falar teve uns três alunos que gritaram “eu quero dançar”.
Após ter pedido silêncio a todos, e ser bem correspondida, comecei a falar que vou trabalhar com eles durante 10 aulas com o conteúdo dança e com três estilo diversificado.
Levei os alunos para a sala de vídeo, trabalhei com a dinâmica exposta no plano de aula, era extraordinário como eles ficavam quieto, no momento de estourar o balão alguns não queriam porque queria levar o balão embora, então eu disse a todos que poderiam fazer a atividade normalmente, e que esse balão que estava em suas mãos poderiam ser estourados pois depois a professora vai dar outro para todo mundo levar embora. 
Fizemos um proveitoso debate, deixando bem claro para as crianças sobre os estilos que iriamos trabalhar juntos.
Ao final da aula abrir espaço para que eles contribuíssem com opiniões e questionamentos, mas ninguém quis falar nada, estavam muito disperso com o balão, acredito que devido a faixa etária (idade).
Fiquei entusiasmada com a receptividade deles, nessa primeira aula ocorreu tudo bem, não tivemos problemas com indisciplina ou recusa imediata sobre o conteúdo. Achei que eles gostaram de saber que irão desenvolver o conteúdo dança. Mas somente nas próximas aulas é que saberei como vai ser o desenvolvimento e se essa receptividade vai permanecer.

Relatório de Intervenção
1ª aula dia 30 de setembro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (B)                           Horário: 13:30 às 14:30
Professor: Maria Constância Damacena
Saímos da turma A eu e a professora e fomos direto buscar a turma B, para levarmos para a sala de vídeo.  Ao chegar na sala de aula fui apresentada pela professora mais uma vez, desde que, eu sempre estou presente na escola para outras atividades, então a professora me apresentou oficialmente como uma estagiária.
A professora me deixou a vontade para conversar com a turma e explicá-los como será desenvolvido o processo das aulas.
Após ter pedido silêncio a todos, e ser bem correspondida, comecei a falar que vou trabalhar com eles durante 10 aulas com o conteúdo dança e com três estilo diversificado.
Levei os alunos para a sala de vídeo, trabalhei com a dinâmica exposta no plano de aula, ao contrário da turma A, era extraordinário como eles não ficavam quieto, no momento de estourar o balão todos começaram a pular em cima do balão fazendo o maior barulho, e a única criança que não quis estourar o balão foi a Camila (Camila é uma aluna Autista), que por sua vez se encantou com o seu balão. Comecei a discutir com eles os desenhos que tinha dentro do balão, fizemos uma grande roda de debate.
No final da aula deixei um espaço com que os alunos pudessem contribuir com opiniões e questionamentos, começaram a falar todos de uma só vez. Interrompi e pedi para que quem quisesse falar deveria levantar o dedo e a professora iria chama-lo na frente para dar a sua contribuição.
Fizemos um proveitoso debate, deixando bem claro para as crianças sobre os estilos que iriamos trabalhar juntos.
Fiquei entusiasmada com a receptividade deles, nessa primeira aula ocorreu tudo bem, não tivemos problemas com indisciplina ou recusa imediata sobre o conteúdo. A única dificuldade foi com a Camila, que acho que não estou preparada para atuar com uma criança especial, no final da aula entreguei um balão para cada criança para que pudesse levar embora.
Achei que eles gostaram de saber que irão desenvolver o conteúdo dança. Mas somente nas próximas aulas é que saberei como vai ser o desenvolvimento e se essa receptividade vai permanecer.
Relatório de Intervenção
2ª aula dia 1 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (A)                           Horário: 12:30 às 13:30
Professor: Maria Constância Damacena
Cheguei a escola as 12:00 e fui até a secretaria pedir a chave da sala de vídeo para deixar o filme pronto para ser assistido.
Quando bateu o sinal as 12:30 fui para a sala dos professores, onde os professores já estavam indo se posicionar em seus postos, e lá também a professora regente de Educação Física, à acompanhei até a sala de aula para juntas buscarmos os alunos.
A sala de vídeo é um espaço amplo e arejado, onde é usado não só para o vídeo, mas também para aula de Educação Física quando está chovendo.
Esperei todos se acomodarem e expliquei que o filme era sobre lambada uma dança diferente onde se dançaria com o coleguinha, e depois que terminasse o filme nos iriamos debater sobre o filme e suas partes mais legais.
Antes de apertar o play, pedi o máximo de silêncio possível, e para isso iriamos cantar a música do mosquitinho (para ouvir o som do mosquitinho e a batida do seu coraçãozinho, pego a chavinha e tranco a boquinha hum hum hum hum hum hum), e logo após ter o silêncio da turma apertei o play e começamos a assistir o filme.
Ao começar o filme, todos estavam com os olhos atentos ao filme, era uma concentração que me impressionou, bem já que eu esperava esse comportamento desta turma, pois na primeira aula com eles foi esplendido.
Assim, que terminou o filme sentamos em círculos começamos a falar sobre a lambada e como era importante a sua execução onde poderíamos estar trabalhando com o companheirismo. Um aluno me disse “tia é muito legal mesmo agente vai dançar lambada também?”, “tia eu quero dançar com a Ana tá!”, sorrir e disse que todo mundo ia dançar com todo mundo, assim todos concordaram.
Ao final do debate, me despedir e pedi para que os alunos fizessem uma fila bem mesclada entre menina e menino, e que iriamos formar um trenzinho do amor para voltarmos para a sala de aula.  

Relatório de Intervenção
2ª aula dia 1 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (B)                           Horário: 13:30 às 14:30
Professor: Maria Constância Damacena
Eu e a professora fomos em direção a sala de aula da Educação Infantil turma B, pedir licença e como esperado todos começaram a gritar “tia Paula, tia Paula, tia Paula ...”, fiquei um pouco envergonhada, mas pensei na hora, “Se eles ficassem quietos o tanto que eles gritam, meu Deus”.
Então pedir silêncio a turma e assim que fizeram silêncio, pedir para que todos formassem uma fila para irmos para a sala de vídeo, logo ficaram quietos e formaram uma fila, pois a maior intenção deles era sair da sala de aula.
Então fomos para a sala de vídeo, assim que chegamos na mesma, esperei todos se acomodarem e expliquei que o filme era sobre lambada uma dança diferente onde se dançaria com o coleguinha, e depois que terminasse o filme nos iriamos debater sobre o filme e suas partes mais legais, então deveriam prestar bastante atenção.
Antes de apertar o play, pedi o máximo de silêncio possível, e para isso iriamos cantar a música do mosquitinho (para ouvir o som do mosquitinho e a batida do seu coraçãozinho, pego a chavinha e tranco a boquinha hum hum hum hum hum hum), mas não ocorreu como na turma A, a turma B é mais agitada e também tem a aluna especial, que não parava quieta, e logo após ter o silêncio da turma que não foi fácil, apertei o play e começamos a assistir o filme.
Ao começar o filme, todos estavam com os olhos atentos ao filme, os alunos desta turma ficavam comentando no momento do filme, e já a Camila nem olhou pro lado do vídeo, intervi dizendo que iriamos comentar assim que o filme terminassem.
Assim, que terminou o filme sentamos em círculos começamos a falar sobre a lambada e como era importante a sua execução onde poderíamos estar trabalhando com o companheirismo.
O debate na turma não foi fácil, todos queriam falar aos mesmos tempo, tem um aluno (Neander), que até chorou querendo ser o primeiro a falar, então pedir logo a ele para dar a sua opinião, impressionante o que ele disse chorando, “tia eu quero dançar também, o João Ricardo disse que eu não ia dançar”, então tive que explicar. Meus amores todo mundo vai dançar.
Então prosseguimos o debate, interessante o que percebi, quando um colega começa a chorar todos ficam em silêncio querendo saber o que aconteceu.
Ao final do debate, me despedir e pedi para que os alunos fizessem uma fila bem mesclada entre menina e menino, e que iriamos formar um trenzinho do amor para voltarmos para a sala de aula.  

Relatório de Intervenção
3ª aula dia 7 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (A)                           Horário: 12:30 às 13:30
Professor: Maria Constância Damacena
Cheguei à escola as12:00 e fui até a secretaria pedir a chave da sala de vídeo e a secretaria Andréia, pediu para que eu pegasse a chave na cozinha, era só pedir a tia da cozinha pra pegar, então fui até a sala de vídeo, onde é utilizada também para aula de Educação Física.
Preparei o som, escolhi os cds e deixei três músicas onde os alunos daria a opinião final.
Voltei para a sala dos professores para aguardar a professora regente de Educação Física, assim que ela chegou passou uns 10 minutos e bateu o sinal, fomos então buscar os alunos, chegando na sala de aula os alunos estavam sentados, e olharam para o nosso lado na porta e alguns deles disseram “ei tia Paula, ei tia Constância”, pedimos licença a professora e pedimos aos alunos para formar uma fila para irmos para a sala de vídeo.
Chegando na sala de vídeo, a professora me deixou totalmente a vontade para ministrar a aula prática.
Pedir aos alunos para sentarem em volta do som, que iriamos escolher uma das três músicas que  eu iria passar para eles ouvirem, expliquei que, a música escolhida pela maioria nos iriamos dançar ela nesta aula. Então coloquei a primeira música, a segunda e a terceira. Foi esplendido escolheram a música que eu queria em particular, pois foi a música que coloquei no plano de aula. Talvez pela música tem um som mais infantil, sendo a música tocada por cantores infantis.
Então pedir aos alunos para encostar na parede, e assim que encostaram comecei a falar sobre a lambada e como era feito os movimentos, mostrei uns movimentos mais fáceis e soltei a música para eles dançarem e vivenciarem os movimentos.
Após ter vivenciado os movimentos individuais e os movimentos e duplas, pedir para que todos sentassem no chão, que neste momento iriamos começar a ensaiar uma coreografia com a lambada.
Fiquei feliz com a reação da turma, porque eles demonstraram ter gostado da ideia. Pena que não deu tempo para ensaiar toda a música, deu para perceber que eles gostaram muito tanto menina quanto menino.
Pedir a turma para formar uma fila e voltarmos para a sala de aula, Júlia disse “há tia mais já, eu não quero ir pra sala”, eu disse a ela, temos que voltar a aula acabou. Então voltamos para a sala de aula.

Relatório de Intervenção
3ª aula dia 7 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (B)                           Horário: 13:30 às 14:30
Professor: Maria Constância Damacena
Ao sair da sala da turma A, fomos para a sala da turma B, neste intervalo comentei com a professora, agora a aula é mais quente né, ela começou a sorrir e eu também. Chegamos a sala da turma B, sem mesmo falarmos nada, as crianças, se levantaram e vieram formar logo a turma, olhei para a professora e soltei um sorriso, mas a professora regente da sala de aula pedi licença a nós e mandou com que as crianças voltassem para as suas carteiras e arrumassem os seus materiais.
Logo após ter terminado de arrumar os materiais formaram a fila, não pude deixar de observar Ana Luiza, uma criança caprichosa, na hora de guardar os materiais todas as crianças guardaram de qualquer jeito, mas já ela guardou lápis por lápis na bolsinha, dobrou a sua toalhinha, fechou o caderno e depois abriu a bolsa e guardou um por um. E consequentemente foi a última à entrar na fila.
Depois da fila formada fomos para a sala de vídeo. Chegando na sala de vídeo, a professora me deixou totalmente a vontade para ministrar a aula prática. Preparei o som, escolhi os cds e deixei três músicas onde os alunos daria a opinião final.
Pedir aos alunos para sentarem em volta do som, que iriamos escolher uma das três músicas que eu iria passar para eles ouvirem, expliquei que, a música escolhida pela maioria nos iriamos dançar ela nesta aula. Então coloquei a primeira música, a segunda e a terceira. Foi esplendido escolheram a música que eu queria em particular, pois foi a música que coloquei no plano de aula. Talvez pela música tem um som mais infantil, sendo a música tocada por cantores infantis. Mas uma das crianças me disse que estava escolhendo aquela música porque a outra turma estava ouvindo ela, e ela era muito legal.
Algo interessante aconteceu, eles ficaram quietos, e não tinha sido difícil fazer eles escolherem a música, e então pedir aos alunos para encostar na parede, e assim que encostaram comecei a falar sobre a lambada e como era feito os movimentos, mostrei uns movimentos mais fáceis e soltei a música para eles dançarem e vivenciarem os movimentos. Eles estavam com tanta vontade de dançar que ficaram quietinhos rapidinho foi tão bom.
Após ter vivenciado os movimentos individuais e os movimentos e duplas, pedir para que todos sentassem no chão, que neste momento iriamos começar a ensaiar uma coreografia com a lambada.
Fiquei feliz com a reação da turma, porque eles demonstraram ter gostado da ideia. Pena, como na turma anterior, não deu tempo para ensaiar toda a música, deu para perceber que eles gostaram muito tanto menina quanto menino.
Pedi a turma para formar uma fila e voltarmos para a sala de aula, e assim que formamos voltamos para a sala de aula.

Relatório de Intervenção
4ª aula dia 8 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (A)                           Horário: 12:30 às 13:30
Professor: Maria Constância Damacena
Cheguei à escola as 12:00 e fui até a secretaria pedir a chave da sala de vídeo e a secretária Andréia pediu para que eu pegasse a chave na cozinha, era só pedir a tia da cozinha pra pegar, então fui até a sala de vídeo, onde é utilizada  também para aula de Educação Física.
Preparei o vídeo, deixei tudo pronto para a chegada dos alunos. Então assim que bateu o sinal encontrei com a professora e fomos até a sala de aula buscar as crianças pois estavam eufóricas.
Ao chegar na sala de aula avisei que iriamos assistir um vídeo sobre  dança moderna e depois estaríamos vivenciando os movimentos. Então pedi para as crianças formarem uma fila para irmos até a sala de vídeo.
No momento que chegamos, os alunos foram direto para frente da televisão, alguns deles dizendo: “liga logo tia”, neste momento Talison se levantou e disse: “Tia Paula liga logo a televisão porque eu quero dançar, eu adoro dançar”. Comecei a sorrir e liguei a televisão.
Ao ligar a televisão as crianças ficaram quietinhas, passaram os minutos do vídeo e ao final, desliguei e pedir para que as crianças fizessem algum movimento que eles tenham visto na televisão, alguns ficaram com vergonha, mas ele (Talison) que ao inicio da aula me disse que gostava de dançar, logo se levantou e começou a rebolar, e depois que eu sorrir as crianças começaram a se levantar e me mostrar, eu achei que isso foi só para chamar a minha atenção.
E depois que as crianças vivenciaram os movimentos da dança moderna de acordo com o que eles entenderam do filme, eu comecei a mostra-los alguns movimentos de acordo com a faixa etária.
Foi muito divertido este momento, coloquei uma música divertida e começamos a dançar. O Talison começou a chamar a minha atenção, assim que conseguiu falou assim: “Tia dança igual eu, assim ho”, então falei com os coleguinhas e todos começaram a imitar o Talison, assim que imitamos a Talison teve vários outros coleguinhas que começaram a fazer para que a turma os imitassem.
Assim que acabou a aula fizemos a fila pra voltarmos para a sala de aulas, na volta para a sala de aula dava para ouvir os comentários dos alunos bem assim “foi bom né”; eu quero mais”; entre outros sussurros. Me despedir e avisei que na próxima aula nos iriamos ensaiar.

Relatório de Intervenção
4ª aula dia 8 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (B)                           Horário: 13:30 às 14:30
Professor: Maria Constância Damacena
Assim que levei os alunos da turma A para a sala de aula, voltei para a sala de vídeo para preparar o vídeo, e enquanto eu preparava o vídeo a professora Maria Constância foi buscar os alunos.
No momento em que as crianças me viram na sala de vídeo, correram em minha direção e me abraçaram, me derrubaram no chão, pois não aguentei o peso de todas, exceto Camila, que ficou com a sua professora (estagiária de pedagogia), que a acompanha o tempo todo.
Então pedi para as crianças sentarem em frente a televisão para que eu pudesse passar um vídeo para eles assistissem, como essa turma é mais agitada saíram correndo para frente da televisão. No momento em que o vídeo estava passando alguns se levantavam e começavam a dançar, então eu pedia para que se sentassem novamente. Pude perceber que Camila não se interessou pelo vídeo, pegou alguns livros que estavam no quanto da sala e ficou vendo as figuras nas capas dos livros.
Assim que acabou o vídeo pedi para que as crianças se levantassem e fizessem movimentos que eles tivessem visto no vídeo, Neander levantou subiu em um ressalto e pulou e disse que ele era o Bem10, comecei a sorrir, não conseguir interligar o que aquilo tinha a ver com o que ele assistiu, mas tudo bem.
Assim que todos vivenciaram  os movimentos do jeito que imaginavam que estava certo, eu chamei todos e pedi um pouco de atenção, e mostrei alguns movimentos para que eles pudessem vivenciar, Camila ficou só olhando, perguntei a professora se ela conseguia fazer, ela me disse que ela só fazia as coisas quando ela queria.
Então fui até o som e liguei a música para que as crianças pudessem vivenciar, neste momento Alice veio até min e me perguntou “tia Paula agente vai apresentar?”, como não sabia se poderia ser apresentado, disse a ela que era uma surpresa. Então assim que acabamos de vivenciar os movimentos, é chegado o fim da aula, então fomos para a sala de aula, assim que entreguei eles na sala de aula perguntei a professora se era possível encaixa-lo em alguma apresentação da escola. E ela me disse que tinha que ver com a diretora. Pedi permissão a ela e fui atrás da diretora.
Quando encontrei a diretora falei com ela dei a ideia e ela adorou, me mostrou algumas músicas que ela gostaria que fossem aproveitadas para a Noite Cultural(É um momento onde os familiares apreciam o talento de seus filhos, sendo uma noite de danças, teatros e poesias), fiquei maravilhada.
Então fui até a professora e disse a ela que tinha dado tudo certo, que as crianças iriam dançar. Me despedir e fui embora.

Relatório de Intervenção
5ª aula dia 14 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (A)                           Horário: 12:30 às 13:30
Professor: Maria Constância Damacena
Neste dia cheguei na escola totalmente animada, fui até a sala dos professores e fiquei ali esperando a professora Maria Constância, assim que ela chegou logo após bateu o sinal. Fomos então em direção a sala de aula buscar os alunos. Quando chegamos na porta da sala de aula os alunos correram e formaram logo uma fila, o que me impressionou foi Ana, que já tinha aberto o seus materiais, ela me pediu para que a esperasse, falei que eu a esperaria, então ela começou a arrumar os materiais um por um e não deixou nenhuma bagunça na mesa, pude perceber o quanto ela era organizada.
Assim que Ana terminou, ela veio para a fila, e fomos para a sala de vídeo. Ao chegar na sala de vídeo pedi para que todos se sentassem que eu ira comunicar ao bem legal antes de começar a aula.
Então comecei a falar com eles que ao final das danças, a dança que a turma mais se identifica-se, iriam apresentar na noite cultural onde os pais estariam vendo. Foi a maior alegria, começaram a fazer vários comentaram, interferir os comentários e comecei a ensaiar dança moderna com as crianças com a música do palhaço, utilizando baldes. Ensaiei pedaço por pedaço e assim que terminamos a coreografia filmei a coreografia, no momento que fui mostrar para eles o sinal bateu e não deu tempo.
Então avisei as crianças que na próxima aula eu iria mostrar o vídeo a eles, nem todos concordaram, pois queriam ver logo, mas o sinal tinha batido e a hora não nos esperava.
Pedi para que formasse uma fila, pois iriamos tomar água e ir ao banheiro, fomos e assim de acordo que iam, no banheiro e tomavam água iam retornando para a sala de aula. Enquanto eu estava tomando água e indo ao banheiro com as crianças a professora Maria Constância, foi até a sala de aula buscar a outra turma. Ao levar a última criança na sala me despedir da professora regente.

Relatório de Intervenção
5ª aula dia 14 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (B)                           Horário: 13:30 às 14:30
Professor: Maria Constância Damacena
Como tinha me atrasado na outra turma, a professora Maria Constância já tinha levado os alunos para a sala de vídeo, quando cheguei na sala de vídeo os alunos  estavam tudo correndo, quando cheguei na porta da sala de vídeo começaram a gritar “tia Paula, tia Paula...”,então pedi silêncio que eu iria contar uma surpresa, rapidamente fizeram silêncio.
Então comecei a dizer que iriamos apresentar a coreografia que ficasse mais bonita, e que esta apresentação seria na noite cultural onde os pais iam assistir e que teria que ficar bonito, e que iriamos começar a ensaiar nesta aula.
Coloquei a mesma música da turma anterior, o mundo encantado de um palhaço, eles ficaram maravilhados, então começamos a ensaiar pedacinho por pedacinho e utilizando os baldes.
Nos ensaios algo incrível me chamou atenção, se que ninguém falasse nada Camila pegou um balde e começou a brincar com ele bem no cantinho separada das outras crianças, então peguei o balde dela e coloquei no meio das crianças e coloquei um brinquedos que ela gostava dentro. Para min o simples fato dela estar no meio das crianças já estava de bom tamanho, logo ela que nunca tinha participado das minhas aulas, naquele momento para min foi motivo de orgulho, pois a música conseguiu conquistar algo que estava escondido dentro dela.
As crianças começaram a dizer professora a Camila está fazendo também, eu disse a eles, ela também sabe. E assim que terminamos a coreografia filmei para mostra-los no final da aula.
Para as crianças como para min e a professora era muito importante Camila se sentar no meio da coreografia. Ao final da aula me despedir e fui embora.
O vídeo que filmei das crianças não deu tempo para mostra-los, mas prometi que na próxima aula eu os mostraria o vídeo. 

Relatório de Intervenção
6ª aula dia 15 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (A)                           Horário: 12:30 às 13:30
Professor: Maria Constância Damacena
Quando cheguei na escola o portão estava fechado, estão apertei o interfone e pedi para abrir o portão, assim que o portão foi aberto fui para a sala dos professores e esperei a professora Maria Constância chegar. Assim que ela chegou pedir a ela para que pegasse a chave da sala de vídeo, pois eu queria preparar o vídeo que eu iria utilizar na aula de hoje. Ela então pegou as chaves e me chamou, e então fui até a sala de vídeo preparar o vídeo. E a professora voltou para a sala de vídeo e assim que terminei de preparar o vídeo voltei para a sala dos professores para esperar o sinal bater.
Assim que o sinal bateu fomos até a sala de aula buscar os alunos, essa turma era interessante sempre que chegávamos na porta da sala as crianças se mesmo pedir para formar a fila, as crianças já formavam a fila.
Então levamos os alunos para a sala de vídeo, e ao chegar na sala pedir para todos sentarem em volta da televisão para assistir um vídeo sobre outro tipo de dança (o frevo), mas Monique levantou o dedo e me perguntou: “tia Paula, mas você falou que ia mostrar o vídeo da gente que você filmou aquele dia”, então disse a ela que eu não tinha me esquecido é que eu iria mostrar no final da aula, mas se a maioria querer ver agora eu mostro. Foi inacreditável, todos queriam assistir, eles queriam se ver na televisão.
Então tirei o vídeo do frevo e coloquei o vídeo que tinha filmado na aula anterior, eles ficaram tão quietinhos ao se ver na televisão. Assim que acabou passei o vídeo do frevo e assim que acabou o vídeo pedir para que eles fizessem movimentos que eles intendiam como frevo, após ter assistido o vídeo. Liguei então a música e as crianças começaram a dançar, muito legal foi no momento em que Monique mandou sua irmã Mônica se abaixar e pulou por cima dela.
Assim que eles vivenciaram os movimentos do jeito que eles queriam, passei alguns movimentos de frevo de acordo com a faixa etária, e pedir para eles tentarem fazer igual. Coloquei a música e deixei eles dançarem até o momento em que bateu o sinal.
E assim que bateu o sinal voltamos com os alunos para a sala de aula, e assim que todos estavam na sala me despedir da professora regente.


Relatório de Intervenção
6ª aula dia 15 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (B)                           Horário: 13:30 às 14:30
Professor: Maria Constância Damacena
Eu e a professora Maria Constância, fomos buscar os alunos, e ao chegar na porta da sala a professora regente estava chamando atenção da turma, ela deu uma piscada para min e disse “olha professora Paula se o Neander não melhorar ele não vai para a Educação Física hoje”, eu disse a ela tudo bem professora pois eu não podia contraria-la. Meu coração cortou naquele momento ele veio me abraçou e começou a chorar, “o tia eu quero ir”, então pedi a ele para pedir desculpas para a professora Luciana, e ai nos iriamos para a aula de Educação Física. Ele foi rapidamente e pediu desculpas, abraçou a professora e deu um beijo e disse a ela “eu posso ir tia?”, como a professora já tinha piscado ela o deixou ele ir, então fizemos a fila e fomos para a sala de vídeo.
Como na aula da turma A, comecei a aula com o vídeo deles da aula anterior, onde as crianças iam se ver na televisão, eles sentaram em frente a televisão liguei o vídeo deles, eles começaram a se ver e ficavam entusiasmados. Assim que terminou o vídeo deles eu liguei o vídeo de frevo que estava no meu plano de aula.
Logo após ter terminado o vídeo, pedir para que as crianças fizessem movimentos de frevo de acordo como o que eles tivessem entendido sobre o frevo, e após eles terem vivenciado da forma deles, eu passei alguns movimentos de acordo com a faixa etária, e liguei a música e pedi para que eles vivenciassem com a música os movimentos que eu tinham passado e o que eles tinham visto no vídeo.
Como essa turma era mais agitada que a turma A, cinco minutos antes de acabar a aula chamei aos alunos para tomar água e ir ao banheiro pois perceber que a maioria dos alunos estavam com sede, e assim que iam terminando de tomar água ou ir ao banheiro iam voltando para a sala de aula.

Relatório de Intervenção
7ª aula dia 21 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (A)                           Horário: 12:30 às 13:30
Professor: Maria Constância Damacena
Como de costume ao chegar na escola fui até a sala dos professores e aguardei a chegada da professora Maria Constância, assim que ela chegou me deu boa tarde e começou a mexer nos seus documentos escolares.
Ao bater o sinal fomos para a porta da sala de aula esperar os alunos, assim que todos vieram para a fila fomos para a sala de vídeo onde iriamos ensaiar o frevo com a música do Alceu Valença.
A partir daí pedi para os alunos encostarem na parede, e um por um fui colocando em posições diferentes, e assim que coloquei todo mundo no lugar comecei a mostrar pedacinho por pedacinho a coreografia e repetindo a música várias vezes para uma boa fixação.
No meio do ensaio várias crianças começaram a pedir para ir ao banheiro, então parei o ensaio e disse para todo mundo senta-se no chão, e eu disse as meninas que poderia levanta-se e ir ao banheiro e tomar água, e assim que todas as meninas chegassem iam os meninos.
Então as meninas se levantaram e foram, começaram a corre, então eu disse que quem estivesse correndo voltaria e não deixaria ir. Assim que todas as meninas voltaram liberei os meninos para irem também. E assim que todos já tinham tomado água e ido ao banheiro voltamos ao ensaio.
Neste momento coloquei a música para as crianças dançarem sozinhas, e uma delas me disse o seguinte “tia eu sei dançar tudo”, então eu disse a ela que eu gostaria de ver, e que era pra ela me mostrar.
Quando liguei a música as crianças começaram a dançar preocupados se eu estava olhando para elas, sendo que para eles o importante era eu ver eles fazendo e os parabenizando-os.
No final da aula pedir para que as crianças formassem uma fila para voltarmos para a sala de aula.

Relatório de Intervenção
7ª aula dia 21 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (B)                           Horário: 13:30 às 14:30
Professor: Maria Constância Damacena
Assim que sai da turma A, a professora Maria Constância pediu para que eu buscasse a outra turma, fui com a maior satisfação, quando cheguei na porta da sala de aula alguns alunos perguntaram “cadê a tia Constância, tia Paula”, eu respondi, está na sala de vídeo nos aguardando, vamos fazer a fila e vamos para lá.
Ao chegar na sala de vídeo os alunos correram no pescoço da professora, ela os beijou e me disse que eu poderia dar inicio a minha aula. Então para começar a aula pedir os alunos para encostarem na parede para que eu pudesse coloca-lo no lugar para começar a ensaiar.
E assim que todos foram para a parede comecei a chamar um por um, para irem para o lugar, onde começaria os ensaios. E logo começamos a ensaiar mostrei a coreografia pedacinho por pedacinho e no momento em que estava mostrando os movimentos pude perceber algo muito interessante, Camila no cantinho dela pegou o balde e começou a fazer os movimentos da dança moderna da aula anterior, observei aquilo e chamei todas as crianças e falei para todo mundo pegar o balde que eu iria colocar a música do palhaço, foi lindo assim que liguei a música Camila pegou o balde e foi sentar logo no meio no seu lugarzinho.
Depois que agradei Camila, e a turma inteira voltamos a ensaiar o frevo que era o objetivo da aula naquele dia. Depois que dançamos muitas vezes, antes de acabar a aula, falei que as meninas poderiam ir tomar água ou ir ao banheiro quem quisessem, o João falou “o tia eu também quero ir”, então eu disse assim que as meninas chegarem vai ser a vez dos meninos, e no momento em que as meninas chegaram liberei para os meninos irem, e ao final depois que todo mundo voltou pedi para as crianças formarem uma fila para retornarem para a sala de aula. Acompanhei os alunos até a sala de aula, me despedir .

Relatório de Intervenção
8ª aula dia 22 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (A)                           Horário: 12:30 às 13:30
Professor: Maria Constância Damacena
Fui à escola e a professora estava no pátio conversando com uma mãe de aluno, passei direto e fui para a sala dos professores aguardar a professora. Esperei bater o sinal e fui até a sala buscar os alunos, sendo que a professora já estava na porta buscando os alunos. Como prescrito no plano de aula, a aula seria com os ensaios da lambada e da dança moderna, ao entrarmos no salão de vídeo, o mesmo estava sendo ocupado, então a professora regente falou: “infelizmente Paula hoje não tem como ensaiar com as crianças, quando o salão está ocupado, a Educação Física é no pátio”, olhei para a professora e respondi, vamos voltar para a sala de aula e afastar as cadeiras.
Como dito voltamos para a sala de aula e começamos a arrastar a cadeiras para o canto, foi tão rápido, pois sem que nós pedíssemos ajuda as crianças começaram a ajudar a colocar no canto, no meio desse tumulto uma criança me chamou e me mostrou o seu desenho na parede da sala, falei com a criança que estava lindo, a mesma então saiu correndo e gritou com as coleguinhas “olha a tia Paula achou o meu desenho lindo”, o grupinho começou a cochichar, e todas veio em minha direção e sem comentar nada sobre o cochicho, começara a me mostra os seus desenhos na parede, então percebi que deveria elogiar todos, não só aos do grupinho, mas de todos os alunos da sala, então assim que acabamos de arrasta as cadeiras chamei todos para sentarem no chão e comecei a elogiar todos os desenhos. E assim que elogiei, avisei que iriamos ensaiar a lambada e a dança moderna, então enquanto fiquei com a turma a professora Maria Constância foi buscar o aparelho de som. Logo que a professora chegou os alunos começaram a gritar “lambada, lambada, lambada”, fiquei impressionada com o fato, percebi que esta turma tinha se identificado mais com a lambada do que o moderno. Coloquei os alunos nos seus lugares soltei a música, alguns tinham esquecido, mas a maioria lembrava, coloquei a música umas três vezes seguida, e eles dançado, lembrando em que os alunos aprenderam até cantar a música da lambada.
Mas como prescrito no plano de aula, assim que acabou a música da lambada perguntei que estava com sede, todo mundo levantou a mão, então dividir por gênero que seria mais fácil, falei que primeiro seriam as meninas e assim que as mesmas voltassem seriam os meninos. Após o retorno das crianças, coloquei os mesmos em seus lugares e coloquei a música do palhaço (dança moderna), eles fizeram mas sem muito entusiasmo, mas como já estava no final da aula deixei o moderno para poder cumprir o plano. E logo que a música acabou, pedimos os alunos para cada qual colocar a sua cadeira no lugar, então eu e a professora Maria Constância colocamos as mesas e os alunos colocaram cada um a sua carteira no lugar, em seguida pedimos para cada qual sentar no seu lugar que a professora regente já estava vindo. A professora regente chegou e nos despedimos. 


Relatório de Intervenção
8ª aula dia 22 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (B)                           Horário: 13:30 às 14:30
Professor: Maria Constância Damacena
Quando saímos no corredor a professora Luciana já estava na porta nos aguardando, e os alunos em filas preparados para ensaiar, brinquei com os alunos falei que eles não iriam ensaiar que a sala de vídeo estava ocupada, Neander abaixou a cabeça sentou no chão e começou a chorar, os coleguinhas começaram a gritar tinha o Neander está  chorando, fui até ele e perguntei o que estava acontecendo, em  prantos de choro, soluçando ele me disse “e que eu quero ensaiar o palhaço”, olhei para a professora e disse professora uns querem lambada e os choram pelo moderno, começamos a sorrir diante do fato. Expliquei as crianças que estava brincando, que nos iriamos sim ensaiar, mas que não seria no salão de vídeo e sim na própria sala de aula, como nessa idade tudo tem que ter um porque, Joana perguntou “porque tia”, então tive que explicar que o quatro anos estava assistindo um vídeo e não poderíamos atrapalha-los.
Então falamos com as crianças que cada qual pegasse a sua carteira e colocasse nos cantinhos da sala, eu e a professora Maria Constância pegamos as mesas, e começamos a arrumação do nosso espaço. Assim que acabamos de arrumar, fiz uma votação, coloquei lambada escrito no quadro de um lado e dança moderna (palhacinho) do outro, sendo que neste grupo tinha Camila(autista), então no lado da dança moderna coloquei um balde no chão e no lado da lambada coloquei uma saia no chão, e então perguntei que queria qual, foi um tumulto então eu disse que todos deveriam sentar no chão que eu iria perguntar um de cada vez e que só perguntaria a quem estivesse sentado, correram e sentaram . Camila viu o balde no chão correu e pegou, tive aquilo como resposta, coloquei o primeiro ponto para a dança moderna, então fui perguntando um por um, no final daquela aula tinha sido vinte e um votos para a dança moderna e quatro para a lambada.
Para não deixar os quatros coleguinhas desmotivados coloquei primeiro a música da lambada para todo mundo dançar e foi dito e feito, todos dançaram do mesmo jeito, mas ao contrario da turma anterior essa turma gostou da dança moderna, então a professora Maria Constância ficou na sala e eu fui buscar os baldes, foi um sucesso todo mundo já sabia o seu lugar até Camila (autista) ensaiamos até o finalzinho da aula, quando faltava uns dez minutos, perguntei quem queria tomar água ou ir ao banheiro como sempre todos queriam. Dividir novamente em gênero, e deixei as meninas irem primeiro e depois os meninos, logo após o retorno de ambos, começamos a arrumar a sala para aguardar a professora que por sinal já estava retornando. Nos despedimos e a professora Maria Constância foi da a sua outra aula e eu fui embora.
Relatório de Intervenção

9ª aula dia 28 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (A)                           Horário: 12:30 às 13:30
Educação Infantil II (B)                                           13:30 às 14:30         
Professor: Maria Constância Damacena

Assim que cheguei na escola fui até a sala de vídeo arrumar o espaço para as crianças se apresentarem, assim que arrumei voltei para a sala dos professores e fiquei esperando a Maria Constância. Assim que a mesma chegou faltando uns dez minutos para o sinal, chamei ela para ver a ornamentação que eu tinha preparado (com as coisas da escola).
Perguntei então a professora qual era a possibilidade de juntar as duas turmas na hora da apresentação, pois seria um transtorno muito grande tirar os quatro anos duas vezes da sala de aula e assim a diretora não acharia ruim. A professora achou legal a ideia, foi até as professoras regente de sala de aula e conversou e explicou como seria, elas concordaram então assim que bateu o sinal, eu fui na sala da turma A e a professora Maria Constância na sala da turma B, chamar os alunos para se direcionar à sala de vídeo, fomos então para o salão com as duas turmas, chegando no salão meu Deus quanto menino, pedimos para todos sentarem no chão e dividimos a turma em quatro grupos, (Amor ,Amizade, Felicidade e Coração), calculamos quantos alunos dariam em cada grupo, sendo esse número dez alunos por grupo sendo que alguns alunos tinham faltado neste dia se não daria mais.
Pedi para todo mundo ficar no cantinho do salão de vídeo, escrevi em quatro papel xaméx o nome dos grupos e colei na parede, então coloquei em quatro papel pequenos os nomes dos grupos novamente, e avisei o nome que eles tirassem na minha mão deveria achar em um dos quatro cantos da parede, comecei um por um, até que se somaram dez em cada grupo.
Um pouco diferente do que tinha planejado, expliquei cada grupo onde iria convidar, e enquanto a professora Maria Constância ficasse com os coleguinhas no salão, eu ira com um grupo de cada vez convidar as turmas e funcionárias da escola. Então ensaiamos o que ele iriam falar e não direcionamos quem seria o porta voz, deixamos para ver a capacidade dos mesmos.
O primeiro grupo foi o grupo do amor, que se direcionaram na sala do quatro anos turma A e fizeram o convite, deixando bem claro que só começaria após uns vinte minuto. (tempo necessário para todos os grupos fazerem os convites). Depois a felicidade foi no quatro anos turma B retornaram, logo após foi o coração nas serventes da escola e por fim foi o grupo da amizade que foi convidar a direção da escola. Lembrando que cada grupo teve sua forma de explicar.
Voltamos para o salão pois a hora não nos esperava e já tinha passado uma aula inteira e já havia começado a outra, arrumamos as crianças e colocamos eles sentados no chão para aguardar os colegas.
De fato, que estava tudo sobre controle, assim foram chegando os quatro anos as serventes e só faltava a diretora da escola, que gritou de longe “me espera, não comesse sem min, eu estou indo”.
Assim que a diretora chegou fiz um breve esclarecimento e começamos as apresentações a lambada foi um sucesso, mas a dança moderna, a diretora ficou entusiasmada quando viu Camila se apresentando. Ao final fizemos os agradecimentos e aos que prestigiaram nossa apresentação, a diretora quis parabenizar as crianças e disse a elas que elas estavam lindas.
Todos aplaudiram e os quatros anos retornou para as sua salas de aulas, assim que estávamos só o cinco anos começamos a trocar as roupas deles, e como criança devemos ajuda-los demorou um pouco e não deu para fazer o debate no final da aula, e depois retornamos para a sala de aula onde as professoras regentes de sala de aula já estava esperando.
Avisei a professora Maria Constância que na próxima aula faremos um debate sobre o que eles acharam a respeito de ter se apresentado. Então nos despedimos das crianças e fui embora.

Relatório de Intervenção
10ª aula dia 29 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (A)                           Horário: 12:30 às 13:30
Professor: Maria Constância Damacena

E chegado o último dia de estágio, cheguei dez minuto antes, e esperei a professora chegar, chegando conversamos um pouco sobre como foi esse processo para os alunos e como foi bom. Assim que bateu o sinal fomos para a primeira turma, chegando lá fizemos um grande circulo na sala com as carteiras mesmo e começamos a discutir sobre a apresentação da aula anterior, foi divertido demais o debate eles comentavam sobre a apresentação deles as dos colegas, foi o máximo, assim que debatemos mostrei o vídeo de como tinha sido a apresentação deles nossa como foi legal ter filmado eles, as frases eram as mesma “olha eu ali, olha eu tia” entre outras mas sempre repetidas por todos.
Depois de ter mostrado o vídeo comecei a mostrar as fotos e perguntar qual era o tipo de dança que eles estavam vendo nas fotos.
Logo após ter acabado de debater coloquei dois cartazes (cartolina) no chão, uma escrita lambada e outra escrita dança moderna e pedir para as crianças irem colando as fotos onde eles achavam que estava certo no cartaz. Ficou lindo, a diretora colocou umas fotos no diários de fotos da escola e colocou embaixo comentário esplêndidos a respeito da Educação Física.
Logo após terem feito os cartazes fomos até o mural da escola pregar. Todos queriam ir então fizemos uma fila e fomos todos juntos pedir para que todos sentassem no chão em volta do mural e escolhessem o lugar que eles quisessem escolheram colei a fita crepe e preguei o mural, fizemos uma fila e voltamos para a sala de aula, pedimos para as crianças colocarem as carteiras nos seus lugares novamente, assim feito, antes de irmos embora dei um pirulito de despedida para cada criança, e então nos despedimos e fomos embora.


Relatório de Intervenção
10ª aula dia 29 de outubro de 2011

Estagiária: Ana Paula Santos Pereira
Escola: EMEI “Ivoni Comper Zimmer”               Disciplina: Educação Física
Turma: Educação Infantil II (B)                           Horário: 13:30 às 14:30
Professor: Maria Constância Damacena

Chegamos e como tinha deixado o debate para essa aula, essas turma por serem mais agitada logo se levantaram e formaram uma fila, mas disse a eles que voltassem para os seus lugares e sentassem em suas carteiras que eu queria falar antes, eles voltaram e comecei a falar. Bem hoje nos não vamos para a sal de vídeo, hoje vamos fazer um grande circulo com as suas carteiras e vamos debater, conversar sobre a apresentação da aula passada, como foi o que vocês acharam e se gostaram.
Então começamos a organizar a roda, fizemos aquele grande circulo e começamos a debater, foi bom demais o Neander se levantou e disse “tia eu fiz assim ho”, falei com ele que lindo, mas agora senta.
Após ter dialogado bastante sobre a apresentação mostrei o vídeo da mesma para eles, ele ficaram entusiasmado, nossa como ficaram quietos para ver eles dançando.
Depois de terem dialogado e assistido o vídeo, mostrei algumas fotos para eles onde eles identificariam os tipos de danças, coloquei dois cartazes (cartolina) no chão, uma escrita lambada e outra escrita dança moderna e pedir para as crianças irem colando as fotos onde eles achavam que estava certo no cartaz.
Depois fizemos uma fila e fomos até o mural da escola colar o cartaz, assim que chegamos em frente o mural as crianças viram os outros colegas começaram a falar o nome dos mesmo, então perguntei onde eles queriam colar os cartazes deles, incrível pediram para colar do lado do cartazes da outra turma, fiz a vontade dos alunos. Depois voltamos para a sala de aula pedi para que sentassem nos seus lugares e dei um pirulito para cada um. E me despedi e fui embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário